Vida nova ao resíduto têxtil na colab Maria Tangerina + Ideia Crua

Estamos muito felizes de lançar essa colaboração tão especial! Nossa história com a Ideia Crua vem sendo construída desde 2018, passando de uma relação cliente e fornecedor pra uma parceria de muito sucesso!

A Ideia Crua é a empresa responsável pela produção das nossas ecobags que vocês tanto amam, e em 2019 começamos a conversar sobre desenvolver um novo produto, uma sacola mais ergonômica e espaçosa, que finalmente estamos lançando.

Começamos a desenvolver oficialmente a peça no começo de 2020, e o primeiro desafio foi a distância, já que estamos em São João da Boa Vista, interior de SP e a Ideia Crua está no Jardim Rodolfo Pirani, periferia da Zona Leste de São Paulo. O segundo desafio foi a pandemia, a Ideia Crua se engajou na produção de EPI, produzindo para empresas e fazendo uma ação interna que destinou 8 mil máscaras para projetos periféricos de combate ao Covid-19. 

Em um primeiro momento escolhemos parar o desenvolvimento da parceria, mas depois vimos que fazia total sentido voltar a desenhar e em um segundo momento lançar a peça. Com a pandemia os plásticos de uso único voltaram com tudo, e muitos dos avanços que haviam sido feitos anteriormente retrocederam.

Segundo pesquisadores do movimento Break Free From Plastic, a indústria do petróleo e do plástico tem, intencionalmente, levado consumidores a pensar que seus produtos só estarão livres do vírus se estiverem embalados por plástico descartável. Sendo que não é verdade: estudos apontam que, sim, é seguro reutilizar.

A partir disso desenhamos a peça com as seguintes premissas:

  • Utilizar resíduo têxtil para a produção das sacolas;
  • Desenvolver uma modelagem que permitisse a produção em escala depois pela Ideia Crua, que vai disponibilizar a sacola para venda em atacado para todos os clientes que desejarem;
  • A modelagem deveria aproveitar ao máximo o material o resíduo têxtil disponível;

O resíduo utilizado nas peças tem origens diferentes, as cores rosa bb e menta antes de serem bolsas eram toalhas de mesa de um buffet fechado em 2003. No total era mais de uma tonelada em resíduo, que passou por uma triagem feita pela Ideia Crua, as peças em bom estado foram vendidas em bazares com arrecadação para escolas públicas da região onde a empresa atua, as outras foram utilizadas para produção de ecobags e das nossas sacolas, as que estavam muito manchadas sem condição de reaproveitar foram encaminhadas para reciclagem.

O jeans é proveniente de grandes indústrias que não aproveitam cortes menores, e por isso podem ter variação no tom, já que são vários materiais diferentes.

O rosa antigo e mostarda são resíduos de produções anteriores da própria Ideia Crua.

A maior dificuldade nessa produção foi que muitas das toalhas tinham pequenas manchas, então cada corte precisava ser feito considerando as particularidades das toalhas, levando muito mais tempo do que seria para apenas cortar e produzir, caso fosse um rolo de tecido novo.

Todos esses desafios fizeram com que esse lançamento fosse muito aguardado e muito comemorado por nós!

20% do custo da produção foi destinado para fortalecer o Projeto Guilda, projeto social de capacitação da Ideia Crua, que volta a operacionar à todo vapor agora.

A Sacola está disponível em dois tamanhos, pra levar compras e itens pessoais com mais conforto, com duas alças largas e bolso interno que vira a própria bolsinha para carregar a sacola. Queremos te conquistar no conforto e nas cores super especiais, pra abandonar de vez as sacolinhas plásticas e adotar uma alternativa durável e muito versátil! 

Sobre a Ideia Crua:

A Ideia Crua nasceu como alternativa para a Amanda Santos trabalhar e ficar mais perto das filhas.
Hoje a Ideia Crua é formada por uma equipe de 5 pessoas, que realizam todo o processo produtivo de confecção, corte, costura e estamparia. Nossa sede está localizada dentro do Jardim Rodolfo Pirani, periferia da Zona Leste de São Paulo. Estamos sempre em processo de crescimento e melhorias, motivadas em sermos um exemplo de sucesso na periferia para fortalecer a autoestima e empregabilidade da nossa comunidade. E em fevereiro de 2020 lançamos o Projeto Guilda, um projeto Social para qualificação gratuita de moradores da região em cursos de confecção e estamparia, que também  estimula a consciência a respeito de condutas sustentáveis como indivíduos e futuros empreendedores.

Fonte: Luta contra plásticos descartáveis é atropelada durante a pandemia - Por National Geographic Brasil

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados