Transparência é essencial

Acreditamos muito no poder da transparência para transformar a moda e os negócios como conhecemos hoje.

Ser transparente significa garantir à nossa comunidade que estamos trabalhando para promover melhorias não apenas diretamente no nosso negócio, mas em toda cadeia que envolve a produção e comercialização dos nossos produtos.

Ser transparente hoje deveria ser uma obrigação.

Nós compartilhamos nossos processos nas redes sociais desde o início da marca, em 2013, e essa proposta, que era um jeito de humanizar a produção, pois no começo era feita só por mim, virou nossa identidade e, quem diria, virou uma grande bandeira da comunicação entre marcas de moda. Eu nem sonhava com isso lá atrás, era apenas o modo que eu sabia fazer, estava testando um jeito de me comunicar, e sabia que não podia competir com as grandes empresas que tinham equipes de comunicação, fotografia e tudo mais.

Desde o ano passado estamos ensaiando para mostrar pra vocês um pouco mais da nossa estrutura interna, com número e dados mais tangíveis. A campanha seria lançada esse ano, mas como fomos pegos de surpresa pela pandemia e pela quarentena tivemos que adiar as fotos e vídeos de bastidores nos ateliês. Mesmo assim queremos abrir os dados e quando for possível trazemos mais imagens.

Porque é importante compartilhar nossos dados?

Sabemos que o nosso trabalho faz diferença, que entregamos inspiração, não apenas pra quem usa Maria Tangerina, mas pra quem empreende assim como nós. Por isso queremos mostrar que mesmo sendo uma empresa pequena, é possível impactar mais pessoas do que imaginamos. Nós mesmos não tínhamos a dimensão de quantas pessoas exatamente estavam indiretamente conectadas à nós, e foi uma surpresa gostosa ver isso em números.

Como é a estrutura da nossa produção?

Trabalhamos com 3 fábricas de tecido, uma em Nova Hamburgo/RS, e outras duas no estados de São Paulo, em Americana e Santa Bárbara d'Oeste.

Hoje 3 ateliês independentes em Franca/SP atendem a nossa produção.

Encaminhamos o tecido direto para o primeiro ateliê, que faz a conferência do material, e a separação para seguir para outras etapas.

O tecido é encaminhado para a oficina especializada no corte.

Contratando pessoas especializadas garantimos que a produção seja otimizada e o material seja melhor aproveitado, garantindo menos retalhos e menos lixo gerado na produção.

Da oficina de corte o material segue para o terceiro ateliê, que monta as peças e faz alguns dos acabamentos.

As peças então voltam para o primeiro ateliê, que finaliza toda a montagem, faz o controle de qualidade e prepara as peças para serem enviadas para nós.

Buscamos trabalhar prioritariamente com empresas dentro do nosso estado, assim diminuímos o impacto do transporte e as emissões de CO2.

A produção é feita por 8 pessoas no total, podendo aumentar o número de pessoas envolvidas no caso de pedidos maiores. Esses ateliês são especializados na montagem de bolsas e trabalham a muitos anos no setor. O ateliê principal, que recebe o material e nos envia, é comandado pelo André, que tem 20 anos de experiência na montagem de acessórios e também conta com uma marca própria, onde pode experimentar nas modelagens e ideias próprias.

Toda essa produção segue para o nosso escritório, localizado em São João da Boa Vista/SP, onde empregamos diretamente 3 pessoas, sendo elas a Rayla, nossa gerente de expedição e SAC, Gabriela, responsável pelo nosso financeiro e Fran que cuida do Nicolas, nosso filho. Antes que vocês se perguntem, sim, ela faz parte da nossa equipe, porque cuidar do Nicolas é essencial para que eu possa trabalhar. Além da equipe, eu, Priscila, e o Thiago, somos sócios da empresa, também integramos o escritório e ocupamos cargos administrativos e criativos.

Além da equipe direta do escritório temos também a Suellen, na comunicação e marketing e a Kamilla, na estratégia e planejamento, que trabalham remotamente e são terceirizadas.

Do nosso escritório os produtos são comercializados na nossa loja online e no Galpão Jardim Secreto e Feira Jardim Secreto, sendo que o Grupo Jardim Secreto conta com uma equipe fixa de 12 pessoas.

Trabalhamos com a Ideia Crua, que fornece nossas embalagens de tecido e ecobags, que impacta diretamente 7 funcionários e também trabalha de maneira transparente.

Impactamos também:

Escritório de contabilidade local
Cartonagem que produz nossas embalagens
Gráfica rápida responsável pelos nossos impressos
Papelaria local que atende nossa demanda de material de escritório

Mas e os custos?

 

O que quer dizer cada uma dessas coisas?

Produção:

Material, mão de obra e transportes durante a produção

Taxas de pagamento:

Todas as taxas que envolvem os pagamentos feitos pelos clientes, da maquininha de cartão que usamos nas feiras ou provedores de pagamento online

Impostos:

Todo o dinheiro que vai direto para o governo e garante que nossa empresa está em dia com suas obrigações legais

Despesas Administrativas:

Pagamentos das funcionárias, dos sócios (que também recebem salário fixo), plataforma de ecommerce, aluguel dos espaços físicos, contabilidade, fretes e embalagens

Lucro e investimentos:

Esse valor só é real caso a gente bata a meta mensal de vendas, que conta com as vendas dos pontos físicos, online e feiras. Aqui escolhemos não fazer divisão de lucros, então todo esse valor volta para empresa como forma de investimento. É esse valor que nos possibilita testar novos materiais, desenvolver novos produtos, adicionar cores novas na grade e investir em estoque para atender você.

Conheça nossos produtos:

 

Se ficar qualquer dúvida e quiser saber mais sobre como trabalhamos, estamos à disposição no nosso email contato@mariatangerina.com.br

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados