Pular para o conteúdo
PARCELE EM ATÉ 7x SEM JUROS1ª TROCA GRÁTIS

Economia Circular: Conheça nosso Programa de Logística Reversa

Em 2021, nós fizemos 10 compromissos públicos de mudança na nossa forma de atuação que deverão ser realizados até 2030. Um deles era sobre a implantação de um sistema de logística reversa que nos permitisse fechar o ciclo de vida dos nossos produtos.

A Economia Circular é uma das premissas do futuro regenerativo que desejamos cocriar com as pessoas e o meio ambiente, buscando o equilíbrio entre negócio, impacto e design. A circularidade ainda representa um desafio — ainda mais para negócios emergentes e com pouco caixa para investimentos, mas decidimos encará-lo dando um passo de cada vez.

Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a circularidade pode ser definida com a combinação de dois ciclos:

  • Biológico: alimentos e outros materiais (como algodão e madeira) são projetados para retornar ao sistema por decomposição visando regenerar sistemas, tais como o solo.
  • Técnico: recuperação de componentes e materiais por meio de reuso, reparo, remanufatura ou reciclagem.

Na Maria Tangerina, investimos em matéria-prima alternativa e tecnológica, mas também em reparo e reuso do produto original. É dessa forma que garantimos que peças antigas, usadas e até mesmo com defeitos, ganhem novos ares e durem muito mais tempo.


"É necessário entender como os sistemas funcionam. Precisamos melhorar o sistema como um todo, não reduzir poluição. O ecossistema permite que tenhamos um modelo econômico mais baseado em empreendedorismo e inovação, baseado na natureza”. 

Gunter Pauli


Bastidores da Mudança: descubra como fazer parte


Estudar e ver de pertinho como nossos produtos são feitos e entregues, nos ajuda a entender como o sistema funciona, assim temos sobre os nossos olhos todas as etapas de produção, aquisição e pós-venda. Nos inspiramos no ciclo natural para criar etapas e pensar soluções que causem menos impacto, levando para o âmbito prático e cotidiano a filosofia do consumo consciente.

Mais difícil do que implantar essas ações, é conquistar novos adeptos. Muitas pessoas acreditam já ser o suficiente apenas escolher uma marca pequena e local ao invés de uma grande e global: o localismo ajuda, mas não é tudo. Consumir de forma consciente é um sistema de corresponsabilidade

Além da matéria-prima da sua peça e de se perguntar #QuemFezMinhasBolsas, questione o destino dos seus produtos. Como a sua marca de bolsas preferidas lida com peças com defeito? O que acontece com aquelas bolsas antigas e fora de uso dos clientes? Existe alguma política de restauração?

Foi construindo um pensamento mais questionador na hora de consumir, que começamos a criar novos parâmetros de produção e comunicação para a Maria Tangerina.

Assim nasceu o nosso Programa de Logística Reversa e para participar é muito simples:


— Acesse o nosso formulário;

— Preencha todos os dados corretamente;

— Anexe imagens ou vídeos do produto que você gostaria de trocar;


Nós analisamos na sequência e entramos em contato para dar mais instruções da devolução da peça. Em troca, nós te damos 15% de desconto para adquirir um produto novo.


Com a sua peça antiga em mãos, avaliamos se ela é apta para reforma e reuso ou reciclagem. Depois de todos os procedimentos realizados, ela será higienizada e poderá entrar para o nosso brechó.





Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados