Há algum tempo compartilhamos a ideia de que a escolha do consumo consciente vem com grandes responsabilidades. A história do consumo é marcada por exploração de mão de obra, extrativismo, violação dos direitos da Terra e grandes cemitérios de lixo. Assim, o consumo consciente surge como uma alternativa moral e sistêmica para ressignificarmos nossas relações com a produção, aquisição e descarte de materiais.
Você já deve ter ouvido falar por aí que o consumo é um ato político. E é verdade! Através das suas escolhas de consumo, você pode ajudar a financiar projetos melhores para o futuro. Com o consumo, você pode apoiar causas sociais, ambientais e garantir o sustento de muitas famílias, além de influenciar amigos e familiares a fazerem o mesmo.
Junto com a Biotiê, uma marca de cosméticos naturais, criamos a Good Friday: uma série de esforços colaborativos para dar novos sentidos ao aumento de consumo gerado durante a Black Friday.
Durante essa semana, dividiremos conhecimento, além de promover escolhas mais conscientes e conversar com os novos clientes que vão chegando.
Na sexta-feira, dia 25 de novembro, também deixaremos os nossos produtos mais acessíveis através de um desconto de 15%, onde destinaremos 5% do faturamento total do dia em uma doação para o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança com Humanismo.
Ao final da ação, compartilharemos todos os números e resultados de forma transparente com a nossa rede.
Como a Maria Tangerina se posiciona na Black Friday?
A Black Friday é uma iniciativa global que inaugura as compras antecipadas de Natal. Nessa época, lojas em diferentes partes do mundo oferecem descontos gigantescos para atrair mais consumidores.
Há pelo menos 4 anos, a Maria Tangerina realiza a "Tangerina Friday", onde atribuímos pequenos descontos em produtos selecionados que estão em alta no estoque, com pequenos defeitos ou que serão descontinuados.
Nós criamos um meio de facilitar o acesso à um produto ético que compreendemos ser de difícil acesso na maior parte do tempo. Também aproveitamos a época para dialogar com nossos clientes e promover conteúdos de conscientização.
Nos anos anteriores, inauguramos iniciativas como a abertura de custos e como funciona nossa estrutura, assim os clientes conseguem saber a origem dos produtos que levam para casa, além de considerarem se é uma empresa cuja estrutura gostariam de apoiar.
A Maria Tangerina é um negócio independente sem uma grande corporação por trás, logo entendemos que nossos clientes são nossos maiores investidores. Nós consideramos todos os comentários, feedbacks e sugestões, é dessa forma que conseguimos criar acessórios únicos, duráveis e que funcionam no dia a dia de todo mundo.
Você pode aproveitar os descontos e ainda ser um consumidor consciente?
O consumo consciente é — de forma literal — ter conhecimento e compreensão dos impactos das suas escolhas de consumo no mundo ao seu redor. De onde vem as roupas? Como seus acessórios são produzidos? Os trabalhadores responsáveis estão sendo bem remunerados e possuem boas condições de trabalho? Como o negócio que você escolheu apoiar cuida dos próprios resíduos? Essas são algumas das perguntas das quais as respostas você deveria ter.
Uma forma de aproveitar esse período, é escolhendo com cuidado quais produtos e marcas você deseja consumir. Consumir de forma consciente dá um pouquinho de trabalho, mas nós simplificamos um sistema de consideração de compra para te ajudar nesse processo.
1. Faça uma lista
Em uma planilha, folha de papel ou até mesmo em um grupo de whatsapp consigo mesmo, faça uma lista de todos os produtos que você gostaria de adquirir. Em seguida, liste as marcas e preços dos itens em questão.
2. Compare as opções
Atribua pontos à iniciativas propostas pelas marcas da sua lista. Considere dar prioridade para negócios transparentes, com iniciativas sociais e de sustentabilidade.
3. Muito calma nessa hora!
Também não esqueça da sua sustentabilidade financeira e dos produtos que você já tem em casa. Você não precisa comprar a sua lista inteira! Aproveite o momento para priorizar aquilo que você mais precisa e cabe no seu bolso.
4. Que tal considerar produtos usados ao invés de novos?
Algumas marcas de móveis, roupas e acessórios, já fazem bazar produtos com pequenos defeitos ou que já foram usados por clientes que devolveram através de programas de logística reversa.
É o caso da Maria Tangerina que recolhe produtos que estão sem uso para aumentar a sua vida útil.
5. E depois de usar?
Nós compramos produtos acreditando que eles ficarão por muito tempo conosco, mas caso a vida útil da sua aquisição chegue ao fim, nada melhor do que considerar a durabilidade e o descarte deste item.
6. Priorize os locais
Na sua lista, considere priorizar comprar produtos que foram produzidos localmente, sendo no Brasil ou no bairro ao lado da sua casa. Assim, você ajuda a fortalecer a economia local.
Gostou dessas dicas?
Compartilhe com os seus amigos e familiares.
Compre menos, escolha bem e faça durar.
Deixe um comentário